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Home office: como melhorar sua rotina de trabalho

No início da pandemia, vimos muitos textos e matérias sobre o home office. Porém, de lá pra cá, muita coisa mudou. Estamos de frente para um modelo de trabalho que promete continuar mesmo depois do – tão esperado – fim da pandemia. 

Com isso, muitas pessoas que não estavam preparadas para essa nova rotina de trabalho, acabaram não se organizando e acumulando vários problemas, inclusive de saúde. Agora, depois de um ano e meio de pandemia, e um cenário de trabalho home office e/ou híbrido a longo prazo, é hora de correr atrás do prejuízo. 

Nunca é tarde para cuidar da sua saúde física e mental, e começar o quanto antes, garante mais benefícios no futuro. Confira algumas dicas de como melhorar sua rotina de trabalho em casa!

Organize sua rotina

A ideia é organizar sua rotina de acordo com a sua realidade! Muitas pessoas ainda vivem uma rotina bagunçada esperando o dia em que vão voltar a trabalhar presencialmente. Mas é preciso se planejar de acordo com o que você vive hoje. 

Defina um horário para acordar com calma, tomar um bom café da manhã, um banho para despertar e se arrumar para o período de trabalho. Anote as tarefas do dia e separe os momentos que terá reunião para não deixar nada para última hora. 

Se você se planejar melhor, não vai ter aquela sensação de estar sempre “correndo” contra o tempo. Além de deixar a sua rotina mais prática e agradável. Sabe aquela sensação de que fez muito e ao mesmo tempo não fez nada? Não é isso que você deve sentir no final do dia! Faça uma tarefa até o final e depois passe para outra, com calma e atenção.

Faça intervalos ao longo do dia

Os intervalos são importantíssimos para a sua rotina de trabalho, e sabemos que você com certeza já ouviu isso mil vezes. Mas você está cumprindo? 

No trabalho presencial é mais fácil parar e conversar com um colega, andar até o banheiro ou beber uma água. Em casa nós esquecemos desses detalhes que fazem toda diferença para nossa saúde, e consequentemente, para a nossa produtividade no trabalho

Faça pausas para um lanche, para se alongar, para ir ao banheiro com calma. Use o seu horário de almoço da forma correta, para comer e descansar! Não pule esse momento, ele é importante para você.

Respeite o horário de trabalho

Por falar em respeitar o horário de almoço, a maior reclamação dos novos trabalhadores do modelo home office é: não ter hora para o fim do expediente. Isso não está nada certo, né?! 

Então, respeite o seu horário de trabalho! Tem dias que são mais cheios e por conta do prazo é necessário fazer algumas horas extras, mas essa deve ser a exceção e não a regra. Por estar no “ambiente de trabalho” 24hs, acabamos trabalhando muito mais do que deveríamos. 

Isso não só faz mal para sua saúde, como também atrapalha o seu rendimento profissional. Você fica com a falsa sensação de que está trabalhando melhor, mas só está se desgastando e no final das contas acaba cansado e se torna menos produtivo.

Invista em boas noites de sono, em momentos para ver séries, ler livros e escutar uma boa música. Valorize o seu momento de descanso e volte no outro dia com as energias renovadas.

Agende horários de interação com a equipe

Uma das desvantagens do home office é a falta de contato presencial com os colegas da equipe no dia a dia. Para diminuir um pouco essa barreira, uma ótima alternativa é agendar horários de interação com todos. 

Combine algo como, quinta-feira depois do expediente (mesmo que seja quinzenalmente), para vocês entrarem na chamada de vídeo e conversarem sobre assuntos variados. Faça lanches e compartilhe a receita, indique filmes para assistir, fale sobre seus hobbies e se divirta com os casos dos seus colegas. 

É super saudável para cada um e além disso deixa a equipe muito mais unida. Afinal, um time bem integrado é vantajoso para todos os lados!

Coloque em prática todas essas dicas e transforme a sua rotina de trabalho. Cada detalhe faz diferença, e os benefícios vão perdurar por muito tempo. Então comece agora! 

Em nosso próximo texto, vamos dar dicas para os líderes e gestores ajudarem a melhorar o dia a dia dos colaboradores. É muito importante que todos trabalhem juntos em prol do bem de cada um. Até lá!

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