11jan

Conteúdo vertical: a tendência que veio para ficar em 2021!

O mundo digital mudou a maneira de como consumimos os mais diversos tipos de conteúdo. A informação chega ao nosso conhecimento com muito mais facilidade e rapidez, e isso impacta também na mudança de formato dos conteúdos. 

Assim, o modelo horizontal está perdendo espaço para o vertical, que ruma rapidamente ao status de novo padrão para a criação de conteúdo. Uma vez que os smartphones estão impulsionando a tendência e, à medida que mais conteúdo for criado e consumido em dispositivos móveis, veremos quantidades crescentes do novo formato. 

Essa tendência veio para ficar e está se espalhando neste ano. Se você quer expandir sua presença digital em 2021, precisa ser capaz de entender a mudança de comportamento e do modo como sua audiência consome o que você produz. 

Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo!

Qual a importância do formato vertical?

Cada vez mais o consumo de informação tem sido feito por dispositivos móveis e é por esse mesmo motivo que o conteúdo vertical tem se mostrado mais efetivo que o conteúdo horizontal. Essa mudança, conta, ainda, com o reforço de  centenas de redes sociais verticais.

Neste sentido, se você deseja criar engajamento e fornecer conteúdo focado em sua área de atuação, as mídias sociais verticais podem ser um bom investimento, tendo em vista que nas mídias horizontais está cada dia mais difícil conseguir a atenção do público.

Segundo Paulo Crepaldi, especialista em comportamento, neuromarketing e indústria da saúde, o vertical é a rainha do conteúdo em 2021! Pois, quando se trata das plataformas que os médicos usam para entrar em contato com a indústria farmacêutica, o smartphone dispara em primeiro lugar, em visitação remota, mensagens, e-mails, etc. Assim, o notebook tem se mostrado a segunda opção para o profissional da saúde em seu consumo de conteúdos e contato com a indústria. 

O público está interagindo por meio de uma tela na vertical, temos como exemplo o tik tok, sendo rei dos conteúdos. Um dia comum, para muitos de nós, começa e termina com um smartphone na mão. Então, é preciso olhar com mais cuidado para essa tendência e repensar como você está criando o seu conteúdo.

 

Qual o impacto disso?

Se você incorporar na sua comunicação, sairá anos luz na frente de muita gente! Então, se está buscando expandir sua presença e melhorar seu engajamento este ano, busque o formato vertical.

Um ótimo exemplo citado por Paulo Crepaldi são as lives. Já que grande parte dos médicos assistem às lives no smartphone, você já pensou se está construindo um vídeo para enxergarem na horizontal? É preciso pensar melhor no momento do impacto para decidir o tipo de conteúdo que é preciso gerar, se não o seu engajamento vai cair. 

Para a maioria das pessoas, é mais confortável segurar um smartphone na vertical. Segundo um estudo da Scientiam Bile, para 94% dos usuários de smartphones é um incômodo ter que girar para horizontal, apenas para ver um conteúdo.

Com isso, há grandes chances dos formatos verticais serem o futuro do marketing de conteúdo! Como você está se preparando para essas mudanças?

Deixe um comentário