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Como se preparar para a Transformação Digital? Os Cinco Domínios da Estratégia Digital

Diante de tantas mudanças sofridas em praticamente todos os setores de nossas vidas e dos negócios, puxadas pela pandemia do novo Coronavírus, surge o seguinte questionamento: será que estamos preparados para a transformação digital?

Muitos pensam que transformação digital se refere à tecnologia e ferramentas, mas não se resume somente a isso. Segundo Rogers (2017), a transformação digital “tem a ver com estratégia e novas maneiras de pensar. Transformar-se para a era digital exige que o negócio atualize sua mentalidade estratégica, muito mais que sua infraestrutura.”

Dessa forma, como podemos realmente nos munir de ferramentas que nos preparem para esse momento que já chegou e nos exige rápida adaptação? De acordo com Rogers (2017), essa preparação perpassa por cinco domínios fundamentais, que são: clientes, competição, dados, inovação e valor. Vamos entender um pouco mais sobre elas?

 

1. Clientes

Hoje, o poder está nas mãos dos clientes e não mais das companhias. Eles

“estão o tempo todo influenciando-se reciprocamente e construindo a reputação das empresas e das marcas. O uso de ferramentas digitais está mudando a maneira como descobrem, avaliam, compram e usam os produtos, e como compartilham, interagem e mantêm-se conectados com as marcas.”

Exemplos claros desse movimento são empresas com crescimento exponencial no contexto de transformação digital, como a Uber e o Airbnb, que funcionam muito baseadas na avaliação de usuários.

2. Competição

Hoje, as marcas não competem mais somente com seus rivais diretos, mas com outras redes indiretas, que “roubam” os clientes para novas ofertas digitais. Exemplo disso é o Facebook, que compete não somente com outras redes sociais, mas com qualquer outra “distração” de seus usuários, como a televisão, um livro, ou até mesmo o contato interpessoal!

3. Dados

Um dos maiores desafios da transformação digital é transformar dados em informações de real valor para o seu negócio e sua vida. Cada vez mais, as empresas estão buscando a tomada de decisão com base em dados estruturados, sem depender mais do “feeling” de um decisor. Por mais experiente que essa pessoa possa ser, não podemos contar somente com isso na era digital, não é mesmo? Por isso, a capacidade de análise e estruturação de dados tem sido cada vez mais demandada do “novo profissional”.

4. Inovação

Vivemos em um contexto de mudanças constantes. Quem diria em janeiro deste ano que tanta coisa mudaria tão drasticamente, em tão pouco tempo? Muitas vezes, nem sentimos mais o tempo passar. Por isso, a iteração e experimentação constantes são peças-chave para inovar neste “mundo novo”. Hoje temos muito mais abertura para experimentação e validação contínuas, através de metodologias ágeis e aprendizado contínuo.

5. Valor

Por fim e não menos importante, todos esses domínios da transformação digital não seriam válidos se não estivessem baseados em um ponto central: a proposta de valor. Clientes, competidores, geração de inovação, dados, tudo isso precisa ter um objetivo, e isso é o seu valor, e do seu negócio. Como bem dito por Rogers (2017),

“as tecnologias digitais nos forçam a pensar de maneira diferente sobre como compreendemos e criamos valor para os clientes.”

E não só isso, mas como criamos valor e, consequentemente, nos posicionamos frente a esse mundo de informações e mudanças constantes.

 

Então, você está esperando o quê para alavancar a transformação digital na sua vida, nas suas relações e no seu negócio? Ela já está aí e se adaptar a este novo cenário se tornou não só necessário, mas essencial. “Bora lá?”

 

Referência: ROGERS, D. L. Transformação Digital: Repensando o seu Negócio para a era Digital. Autêntica Business. 1ª Edição. Setembro 2017.

 

 

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