1mar

A Importância de um Bom Ambiente de Trabalho

Passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando, seja em casa ou em um escritório. Todas as horas dedicadas à uma função exigem esforço e comprometimento, e isso pode ser estressante em alguns momentos. 

Por isso, um bom ambiente de trabalho é extremamente importante: o colaborador precisa se sentir feliz e motivado!  Afinal, existem vários estudos que mostram como o humor afeta a produtividade. 

Continue a leitura que vamos te contar sobre as inúmeras vantagens de um ambiente saudável, seja ele físico ou digital.

 

O que é um bom ambiente de trabalho?

Com todas as mudanças dos últimos tempos e a vinda em peso do home office, surge também uma grande dúvida: o que define a qualidade do ambiente de trabalho? 

É claro que uma boa estrutura física, ferramentas atualizadas e um espaço bonito e confortável contam muito. Mas é importante entender que só isso não basta! Até porque, estamos passando por uma fase em que muitos estão trabalhando em modelo online. 

Um local de trabalho saudável é aquele que colabora para que todos se sintam bem e consigam produzir e alcançar bons resultados. Ou seja, atente-se a todas as questões que possam influenciar na produtividade da equipe, aprimorando cada vez mais as falhas e incluindo boas práticas no dia a dia da empresa. 

Uma maneira simples de descobrir o que desmotiva os seus colaboradores é perguntando para eles mesmos! Sabe o feedback super importante em que você fala sobre o trabalho dele? Aproveite esse momento para receber um feedback também. Pergunte em que você pode ajudar para que ele se sinta ainda melhor e cresça profissionalmente. 

Parece simples, mas ter essa conversa já muda muito o clima da empresa, já que a pessoa sente que você realmente se preocupa com o bem estar dela. E isso traz um reflexo muito positivo na produtividade e qualidade do que é desenvolvido.

Você não precisa de um espaço físico para manter um diálogo aberto e assegurar a qualidade de vida de quem trabalha com você!

 

Modelo híbrido na Synapse

Aqui na Synapse, estamos trabalhando com o modelo híbrido, mas pendendo mais para o home office. Optamos por ter encontros presenciais apenas uma vez por semana. 

É uma ótima alternativa, pois todos conseguem se preservar passando mais dias em casa e aproveitar muito bem o dia em que estão no escritório. 

Uma dica é se planejar para resolver questões que precisam ser discutidas em grupo para o dia de encontro presencial. Além de resolver mais rápido, todos podem compartilhar ideias e curtir esse momento em conjunto. 

Isso tudo colabora para um ambiente de trabalho mais agradável, seja no escritório ou no conforto de casa. Ninguém se sente exposto demais por estar fora, nem isolado demais, pois se encontram e interagem presencialmente também. É o equilíbrio ideal! 

Quer aprender mais sobre um bom ambiente de trabalho? Leia o nosso próximo artigo que vamos contar sobre o dia a dia de trabalho na Synapse. Até lá!

Deixe um comentário