10fevSua maneira de se comunicar é estratégica?

Sua maneira de se comunicar é estratégica?

A comunicação estratégica consiste em compartilhar informações corretas, por meio de canais adequados e no momento mais oportuno. Pois ela deve atender aos objetivos organizacionais e de comunicação específicos para o planejamento estratégico da empresa, seja de vendas ou de marketing.

Leia também: É tarde para desenvolver habilidades de comunicação?

Além disso, uma boa comunicação estratégica e eficiente, pressupõe o compartilhamento de informações de valor. Com isso, é necessário manter uma boa base de profissionais capazes de captar as demandas de informações de todas as pessoas que participam de suas operações, oferecendo conteúdos que agreguem valor ao seu plano de comunicação.

Pilares da comunicação estratégica

Para que a comunicação estratégica aconteça, efetivamente, é preciso viabilizar algumas características:

  1. Consistência: como o desenvolvimento e uso pleno dessa competência envolve muito planejamento, esforços contínuos e o compartilhamento de mensagens consistentes, é muito importante que a comunicação estratégica tenha consistência;

  2. Exatidão: as comunicações estratégicas acontecem de forma afirmativa;
  3. Adequação: o processo também exige que as mensagens sejam direcionadas para a pessoa certa e no momento mais oportuno. Isso requer o conhecimento profundo do público e do momento em que ele está em sua jornada de conhecimento da marca;
  4. Mobilização: a comunicação estratégica tem poder de mudança, por isso, pode ser usada para mobilizar a sociedade em razão de objetivos comuns, relacionados aos eixos econômico, político e social, de forma a promover melhorias em todas as três áreas;
  5. Objetividade: a comunicação estratégica também precisa ser baseada em metas e objetivos claros;
  6. Mensurável: assim como qualquer ferramenta de gestão, a comunicação estratégica também precisa ser mensurável. Para isso, é importante definir as metas e os indicadores que ajudarão a acompanhar os resultados de cada processo de comunicação.

 

As empresas não se tornaram grandes da noite para o dia. Foi necessário muito investimento e dedicação. Por isso, para que a comunicação estratégica aconteça, efetivamente, é preciso viabilizar algumas características para serem utilizadas em seu empreendimento, são elas: definir bem o seu público e conhecê-lo a fundo, buscar identificação, ouvir e perceber as necessidades dos clientes, saber se vestir e se portar e por fim, falar de forma correta e objetivamente.

Gostou das dicas? Compartilhe nosso link com seus amigos e nos siga nas redes sociais

Deixe um comentário