7jun

ROI: o que é e como pode ser utilizado em Programas de Educação

Existem inúmeros desafios em programas de educação. Desde a implementação até a finalização do treinamento, são vários caminhos a serem percorridos.

Investir em treinamentos é estratégico para qualquer negócio. Os benefícios vão desde aumento da produtividade e do engajamento da equipe até o alinhamento com os objetivos da corporação e o alcance de metas. Mas, sempre chega o tão esperado momento de saber sobre o retorno do investimento, conhecido como ROI. Você sabe como usar esse identificador?  Vamos te ensinar o que é o ROI, como calcular  e como ele pode ser utilizado em programas de educação. Continue lendo!

Afinal, o que é ROI?

A sigla ROI significa Retorno sobre Investimento (do inglês, Return On Investiment). Trata-se de um indicador que revela quanto sua empresa está ganhando com cada investimento realizado. Ou seja,  mostra quanto foi ganho ou perdido para cada quantia investida.  A métrica é usada em diversos tipos de negócio e tem a grande vantagem de demonstrar com clareza se um produto ou serviço é rentável, se as estratégias usadas trazem resultados positivos ou se é preciso mudá-las.

Como calcular?

No caso do ROI em programas de educação, podemos medir o retorno dos cursos. Sendo possível utilizá-lo para medir todo o processo ou apenas algumas das atividades aplicadas. Quando você investe em educação, está investindo em pessoas e, por isso, medir os resultados de um treinamento é desafiador. Antes de começar, você precisa determinar o objetivo do seu programa. O que você espera obter com essa ação?  Seja claro ao estipular que tipo de resultado espera dos participantes. Depois você analisa como medir se o resultado foi alcançado, determinando os indicadores e quais dados serão coletados.

No geral, o ROI é medido com a seguinte fórmula: uma empresa obteve R$ X em vendas ou prestação de serviços e investiu R$ Y no treinamento para aquela tarefa. Aplica-se X-Y/Y= ROI. Porém, em programas de educação não é bem assim. Os ganhos nem sempre podem ser mensurados em números. O ideal é utilizar plataformas que te auxiliem nesse processo, como um Sistema de Gestão de Aprendizagem. Essa ferramenta permite que você realize medições e emita relatórios sobre as atividades e o comportamento dos participantes, contribuindo para calcular o ROI e identificar pontos de melhoria.

Quais insights traz para os programas de educação?

O ROI em programas de educação é um indicativo que comprova a eficácia da metodologia utilizada,  trazendo dados, comparações e deduções lógicas para mostrar se a ação está gerando bons resultados.  É uma ótima maneira de medir o desempenho dos treinamentos e até para entender a necessidade de se investir e otimizar as ações para os próximos programas. Esse indicativo ajuda a descobrir se você está destinando muito orçamento para treinamentos que não dão retorno ou vice-versa. E quando você comprova que as capacitações estão dando retorno, fica muito mais fácil conseguir novos investimentos para o futuro!

Entendeu a importância de  calcular o ROI em seus programas de educação? Agora você não tem mais desculpas para não investir nisso. Um treinamento eficaz pode render ótimos resultados para o seu negócio!

Deixe um comentário