17fev

Tutorial: como conduzir seus treinamentos digitais

Já faz um tempo que as empresas estão aproveitando os benefícios da tecnologia para investir em treinamentos online, aperfeiçoar as equipes e melhorar os seus resultados. Tanto as grandes organizações, quanto os pequenos negócios podem ter sucesso com esse modelo de treinamento, basta saber como aplicá-lo corretamente. 

Investir em seus colaboradores aumenta as chances de seu negócio atingir os objetivos, além de favorecer o crescimento pessoal deles e mantê-los motivados para a realização de suas atividades.

De fato, é algo que não pode ser ignorado. Isso se torna um diferencial, o que gera o crescimento da sua empresa, tornando-a competitiva no mercado. Para aprender como conduzir os treinamentos digitais da sua empresa, continue lendo o texto. Vamos explicar tudo sobre esse assunto!

 

Planeje

O primeiro passo para fazer um bom treinamento e alcançar resultados positivos é criar um planejamento. É necessário que ele seja bem pensado, organizado e executado. Isso vai demandar uma boa parte do seu tempo, mas evita muitos problemas futuros. 

Então, pesquise e analise bem qual o seu objetivo e defina os resultados que quer alcançar. Utilize essas questões como um guia para te auxiliar no processo, e assim, conquistar  a eficácia do que está sendo investido.

Essa atenção e cuidado têm que se manter durante todo processo e até depois do curso, para certificar o aprendizado dos participantes e o impacto a longo prazo. Para aprender a criar um planejamento eficaz, veja os passos que separamos para o pré, durante e pós treinamento.

 

Escolha as ferramentas

Um treinamento digital precisa do auxílio de ferramentas para garantir um conteúdo de qualidade. Você precisa escolher os melhores recursos para organizar, divulgar, transmitir e avaliar o seu treinamento. 

É importante para ganhar tempo e ainda tornar o aprendizado mais dinâmico, simples e acessível. Tudo isso faz com que você consiga ser mais produtivo, melhore o engajamento dos participantes e ainda alcance resultados interessantes. 

Mas é fundamental verificar alguns detalhes antes de fazer suas escolhas. Por isso, nós apresentamos em outro artigo as top 5 ferramentas para o seu treinamento digital.

Conduza com inteligência

Use e abuse da facilitação para conduzir um treinamento com inteligência! Parece óbvio dizer que você precisa tornar o processo mais fácil e interessante, mas isso envolve muitos detalhes.  O treinamento facilitado deve apoiar os participantes e proporcionar o aprendizado que eles precisam. 

Então organize as aulas de maneira mais engajadora, incentive o diálogo, esteja aberto à dúvidas, escute os questionamento com atenção, tenha empatia com as pessoas e lembre-se que elas devem se inspirar em você. 

Uma referência para nós da Synapse é a Academia Virtual de Facilitação, que capacita profissionais para a construção de experiências de aprendizagem à distância, através de metodologias, empatia e ferramentas apropriadas ao ambiente virtual.

 

Avalie e mensure

Um treinamento só é concluído com sucesso quando você avalia e mensura o retorno do investimento. Assim, você identifica se os resultados esperados foram ou não alcançados.

O objetivo é gerar crescimento, não é mesmo? Então essa etapa não pode ser deixada de lado. Realize avaliações de desempenho frequentes para mensurar a evolução do treinamento oferecido aos colaboradores.

Use as avaliações a seu favor! Um modelo que pode ser muito útil para os objetivos do seu negócio é o de Kirkpatrick, criado para medir o impacto de programas tradicionais de treinamento. 

Seu método consiste em quatro níveis e nós explicamos cada um deles em nosso artigo sobre métricas de avaliação de um treinamento.

 

Um treinamento bem feito pode trazer inúmeros benefícios, e é sempre uma boa decisão investir nisso. Afinal, é preciso inovar para se destacar no mercado!  Com essas dicas, deu para perceber que mesmo com pouca verba é possível planejar um treinamento de qualidade, certo?

Agora, o próximo passo é colocar tudo o que você aprendeu em prática e conduzir excelentes treinamentos digitais. Vamos nessa?

Deixe um comentário