12jan

Sustentabilidade: quais são as perspectivas para 2021?

Sustentabilidade é a palavra do momento. O ano de 2020 apresentou grandes desafios relacionados ao meio ambiente e encerrou como o terceiro ano mais quente já registrado. 

Mas também foi marcado pelos eventos imediatos provocados pelo coronavírus. Isto fez com que tivéssemos uma redução considerável na poluição do ar, tanto pela redução da movimentação de veículos no planeta como pela desaceleração industrial.

E agora, quais são as perspectivas para este novo ano? Confira! 

 

Sustentabilidade em 2021

O termo desenvolvimento sustentável foi criado em 1987, pelo Relatório Brundtland da Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua definição é aquilo que: “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Há anos o conceito de sustentabilidade ganha mais espaço, porém, o ano de 2020 fez o termo deslanchar e virar tendência em diversos segmentos. A redução na atividade econômica e o isolamento social provocados pela pandemia de Covid-19 ocasionaram alguns impactos ao meio ambiente. 

No entanto, essas mudanças são mais significativas e duradouras quando se trata do consumo individual. De acordo com dados fornecidos pelo site ReviewBox, no Brasil, houve um aumento no número de buscas na internet sobre maneiras mais conscientes de consumo. 

Além disso, começamos 2021 com uma ótima notícia. A lei que proíbe copos, pratos e talheres de plástico em SP entrou em vigor a partir do dia 1° de janeiro

 

Agronegócio sustentável

Atualmente, a agricultura ocupa 32% das terras brasileiras. Sendo bem relevante a adoção de práticas sustentáveis nesse setor. 

Uma agricultura responsável é aquela que respeita o meio ambiente e consegue ser economicamente viável, garantindo às futuras gerações a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta. 

Neste caso, há boas perspectivas, mas muitos desafios. O tema da sustentabilidade vem sendo muito discutido nos últimos dois anos e vai permear a cadeia do agro mundo afora. 

De acordo com dados do Ministério da Economia, a participação das exportações do agronegócio subiu para 49% em 2020. O avanço é explicado pelo aumento do volume e da variedade de produtos em mercados até então pouco explorados. Provavelmente o bom cenário deve se repetir em 2021, quem sabe até em 2022.

Uma grande tendência para este ano são os fertilizantes sustentáveis. Esses insumos não provocam nenhum tipo de dano ambiental e ainda contribuem para a preservação de recursos naturais, fornecimento de maior quantidade de nutrientes, melhoria da qualidade do solo, dentre outros benefícios. 

Portanto, praticar a sustentabilidade pode ajudar com melhores resultados no negócio enquanto garante uma melhor qualidade de vida no planeta no presente e para as futuras gerações. 

Já pensou em qual prática sustentável você está adotando no seu negócio e no seu dia a dia? 

Deixe um comentário