16jul

Engajamento Digital em eventos online: você está preparado para esse desafio?

Com a chegada da pandemia, temos visto a aceleração nos planos digitais das empresas, que certamente estavam previstos para acontecer em um futuro nada distante, e segundo Flávio Augusto, fundador da Wise Up, “ganhamos” um avanço equivalente a 10 anos do processo educacional da digitalização!

E como podemos aproveitar positivamente essa mudança a nosso favor, especialmente em eventos online, frente ao novo normal: imprevisível, mutável e mega conectado? A resposta para essa questão nós já descobrimos e está cada vez mais evidente: a transformação digital.

Mas o que de fato define a transformação digital? A definição do termo precisa ir além do uso integrado de tecnologias para a solução de problemas. É preciso levar em consideração que o ser humano é imprescindível para a eficiência dessa mudança!

Em uma pesquisa que realizamos recentemente, voltada para a educação digital dos funcionários de uma empresa multinacional com mais de 400 colaboradores no Brasil, identificamos que, independentemente do tamanho, outros elementos são fundamentais, como o investimento em treinamento, materiais adequados de trabalho e [re]definição dos valores internos , além do equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores.

Estabelecida a curadoria interna, é hora de envolver o steakholder externo!

Como pioneiros neste segmento, nós antecipamos a tendência de eventos digitais e iniciamos a aplicação da versão online de um dos nossos “blockbusters”, o SBL, dando o start no processo de digitalização que até então era importante e se tornou urgente.

Para nós, o sucesso está no processo de engajamento digital, uma grande oportunidade para fortalecer o relacionamento com os fornecedores e clientes externos, tendo como desafio vencer a famigerada “economia da atenção”.

Caso você esteja passando por um momento desse, é provável que você já tenha feito algumas indagações do tipo “impossível reter a atenção da minha persona no meio digital em meio a tantas distrações” ou “nossa, mais um webinar”. É claro que nenhuma das incríveis tecnologias que nós temos substituirá o face a face na mesma intensidade, porém é possível contornar essa situação e manter o relacionamento aquecido!

Trouxemos algumas dicas que funcionam para nossos eventos online e que garantem cerca de 80% da participação dos convidados:
  1. Invista numa comunicação clara e fácil de ser lida pelo celular;
  2. Ressalte a importância e relevância do contato digital;
  3. Aposte em metodologias ativas para incentivar a participação dos envolvidos;
  4. Faça onboarding da ferramenta de videoconferência a ser utilizada;
  5. Tenha uma equipe de suporte à disposição durante o evento online.

Tenha sempre em mente que a transformação digital não possui um passo a passo a ser seguido. O que pode ser feito para adquirir conhecimento e experiência é a troca de boas práticas e testes para saber o que melhor se encaixa às necessidades da sua equipe!

Por Ana Caroline Sá,

Customer Success da Synapse.

Deixe um comentário