20maio

Inteligência artificial na medicina: conheça as principais aplicações

Provavelmente você já ouviu falar sobre Inteligência Artificial, mas você sabe quais são as suas aplicações na medicina? 

Por meio dessa tecnologia, é possível desenvolver mecanismos e dispositivos que reproduzem diferentes capacidades do ser humano. Na medicina, a IA vem oferecendo inúmeros benefícios, como a obtenção de diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficientes

Neste texto, vamos apresentar as principais maneiras de como a inteligência artificial na medicina pode ser usada para oferecer mais praticidade ao dia a dia dos profissionais. Ficou interessado? Continue lendo!

Tratamento de doenças

Uma excelente capacidade dessa tecnologia é melhorar a eficiência dos tratamentos de doenças. A IA consegue buscar, em uma ampla bibliografia, opções terapêuticas mais viáveis para cada caso analisado.

Claro que não mostra com exatidão qual decisão deve ser tomada, essa responsabilidade é exclusiva do médico, mas auxilia com as indicações de tratamentos para cada caso. Um dos sistemas, chamado deep learning, aproveita conteúdos da literatura científica e dados genéticos ou clínicos do paciente para sugerir as melhores opções. 

Em alguns mecanismos é possível até verificar os efeitos colaterais e o grau de risco de cada alternativa. A maior vantagem é otimizar o seu tempo antes de recorrer às inúmeras combinações de medicamentos. Você pode optar pelas práticas mais seguras e indicadas, melhorando, assim, a qualidade de vida dos pacientes.

 

Reforço no diagnóstico

Uma das principais aplicações da Inteligência Artificial na medicina é, sem dúvidas, o reforço no diagnóstico. Afinal, nem todo caso é diagnosticado com facilidade. Por isso, essa tecnologia torna o processo mais tranquilo, com análises muito mais seguras. Isso também  engloba a interpretação e reconhecimento de laudos médicos para exames de imagem como radiografias, ressonância magnética e tomografias. 

A vantagem da IA é que ela fornece a capacidade das máquinas raciocinarem e aprenderem elementos extremamente úteis para o diagnóstico clínico. Por exemplo, ela analisa a foto de uma mancha na pele e compara com o seu banco de dados, e assim, estabelece as probabilidades de ser um melanoma.

 

Recuperação de dados

A Inteligência Artificial ajuda a armazenar e recuperar dados por meio da nuvem (cloud computing, em Inglês), proporcionando mais organização e segurança de informações. Afinal, se acontecer de dados serem perdidos, eles poderão ser facilmente recuperados.

Quando você tem todos os laudos e prontuários digitalizados, o acesso aos arquivos fica mais rápido e prático. Além disso, você consegue acessar as imagens de forma remota. Os radiologistas, por exemplo, terão mais praticidade ao emitir laudos de qualquer lugar.

Não se trata apenas de um armazenamento, mas de uma maneira mais organizada de encontrar as informações! 

Deu para entender como a Inteligência Artificial oferece inúmeros benefícios para a área da saúde, não é mesmo?! Essas são só algumas das aplicações, ainda há muitas vantagens, e com certeza, muitas novidades por vir. 

É visível que para se manter atualizados na área da saúde, os médicos devem estar atentos aos processos de inovação tecnológica. Estamos abordando vários temas desse segmento aqui no blog. Não fique por fora, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário