28abr

Home office: conheça as tendências e dicas para te ajudar a enfrentar mais um ano trabalhando de casa

Desde março de 2020, o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus, que transformou completamente a forma como trabalhamos. Muitas pessoas, que nunca trabalharam com o modelo home office, tiveram que se adaptar rapidamente à nova dinâmica.  

Depois de um ano de experiência, apareceram diversas tendências e a certeza de que o modelo de trabalho híbrido é uma garantia para o futuro. Mas como manter a produtividade e ainda separar a vida pessoal da profissional, mesmo trabalhando de casa?

Separamos algumas tendências e dicas para te ajudar a enfrentar mais um ano trabalhando de casa. Confira! 

Escritório no armário

Não foram poupados esforços para conseguir otimizar espaços e criar uma pequena área de trabalho. Foi assim que nasceu o “cloffice”, termo em inglês que mistura closet e home office. 

É um espaço de trabalho dentro de um armário, super prático e cada vez mais procurado. Já que muitas pessoas não dispõem de um espaço amplo em casa para transformar em área de trabalho. 

Zoom fatigue

 

Como fomos impossibilitados de fazer encontros presenciais, muitas empresas tiveram que trocar a sala de reunião por aplicativos de videoconferência, como o Zoom.

Porém, o excesso de videoconferências causou um impacto direto na saúde de muitos trabalhadores. O cansaço e a exaustão após um dia de videochamadas virou algo tão comum que ganhou um novo termo: “Zoom fatigue” ou, em português, fadiga do Zoom. O nome vem pelo sucesso do aplicativo, mas vale para todas as plataformas do ramo.

O termo foi criado pelo professor de Psicologia e pesquisador da Universidade de Stanford, Jeremy Bailenson, e em seu estudo ele deu dicas de como aliviar esse cansaço: 

Coloque a tela com foco apenas no usuário que está falando para diminuir o cansaço visual; Oculte a sua imagem, ficar se olhando na videoconferência causa um efeito de fadiga para o cérebro e faz o usuário sentir-se mais inseguro, focando em pontos específicos que não gosta em sua aparência; Faça algumas reuniões apenas com áudio, desligue a câmera em alguns momentos, se possível. 

Meditação

 

A meditação se tornou uma tendência com o home office, pois além de ser um exercício fácil de praticar em casa, traz inúmeros benefícios para a saúde, como: alívio da ansiedade, redução do estresse, desenvolvimento da concentração e melhora da qualidade do sono. 

Já existem diversos aplicativos e canais no youtube para auxiliar na meditação guiada. Os exercícios que auxiliam no relaxamento estão super em alta e conquistando cada vez mais adeptos. 

Além das tendências que surgiram durante esse ano de pandemia, temos algumas dicas para você aplicar para sempre na sua vida. Seja trabalhando em casa ou no escritório. Fique atento a esses pontos: 

Descanse a visão

 

Passar muitas horas na frente do computador ocasiona um grande cansaço visual. É preciso ter muito cuidado para não prejudicar a sua visão. 

Por isso, procure fazer intervalos para descansar a visão, tirando o foco da tela do computador; Escolha um ambiente bem iluminado para trabalhar; Ajuste o brilho do monitor de acordo com a sua sensibilidade à luz e tente piscar mais para não ressecar os seus olhos.  

Faça exercícios 

 

Antes de começar o dia de trabalho, alongue-se! Estique bem os braços e pernas todas as manhãs antes de se sentar à frente do computador e à noite, quando terminar o expediente. Existem vários vídeos disponíveis na internet ensinando alongamento fáceis e práticos para você incluir na sua rotina.

Você também pode andar pela casa entre uma atividade ou outra, aproveitando para fazer pequenos alongamentos e soltar a tensão dos músculos. Isso vai te ajudar a ter um sono melhor, além de menos estresse e dores musculares no fim do dia! 

Tenha equipamentos confortáveis

 

Para garantir mais conforto é preciso investir em equipamentos que favoreçam o seu trabalho, além de cuidar da sua saúde.

É na cadeira de escritório que você passará boa parte do seu dia. Para evitar dores lombares e até um problema mais grave no futuro, você precisa utilizar uma cadeira confortável. A cadeira ergonômica é uma ótima opção, por conta do conforto ela aumenta o seu foco e a produtividade.

Outros itens que auxiliam na sua rotina de home office é o suporte para notebook e o apoio para os pés, eles auxiliam a sua postura. Já que o suporte faz um ajuste para que você possa olhar sempre reto e o apoio ajuda a corrigir o desalinhamento da coluna. 

É preciso organizar bem o seu tempo para não passar o dia todo trabalhando e acabar prejudicando sua saúde mental e física. Não deixe de aplicar todas as dicas no seu dia a dia para melhorar a sua qualidade de vida! 

 

Deixe um comentário