7jun

Home office: como melhorar a rotina de trabalho da sua equipe

Na correria do dia a dia de uma empresa, a organização da equipe de trabalho pode acabar não ganhando a atenção que merece. O que acarreta em vários problemas, já que quem faz o negócio crescer são justamente as pessoas! 

Com a pandemia e a adoção do modelo de trabalho home office, muitos colaboradores começaram a cumprir tarefas individuais, diminuindo a comunicação entre os times. É de responsabilidade da liderança promover um ambiente que permita essa comunicação e criar uma rotina de trabalho que auxilie na organização de tarefas, no alcance de metas e que preze pelo bem-estar do colaborador. 

Continue a leitura e confira 5 dicas que listamos para você melhorar a rotina de trabalho da sua equipe!

1. Respeite o espaço e horário do colaborador

Essa é uma dica que parece óbvia, mas com a rotina corrida e as tarefas acumuladas os horários acabam ficando desregulados e o que era só exceção torna-se regra. É o líder e/ou gestor que deve ser responsável por não sobrecarregar os colaboradores e ficar atento aos limites de hora e espaço. 

Por exemplo, enviar mensagem no WhatsApp pessoal fora do horário solicitando alguma tarefa, ou sempre fazer pedidos para atividades em cima da hora. Como foi dito acima, isso deve ser exceção. 

Não é porque um colaborador está em casa que ele deve trabalhar fora do horário. Então, tome cuidado com o uso da sua autoridade ao fazer solicitações. Uma dica é sempre dar preferência para o e-mail ou o chat da empresa. Já existem serviços gratuitos de chat online que são ótimos e ainda deixam o assunto centrado em uma ferramenta só.

 

2. Incentive a integração da equipe e cuidados pessoais

Com os modelos de trabalho home office e híbrido, a integração das equipes foi prejudicada. Isso faz total diferença nos resultados finais da empresa, já que um time unido trabalha melhor, mais motivado e evita “erros de comunicão”.

O seu papel nessa função é incentivar que a equipe se conheça melhor, promovendo momentos de descontração no final de alguma reunião, compartilhando dicas e informações que auxiliem na saúde do colaborador. 

Muitas pessoas nunca tinham trabalhado em casa antes, então é super válido indicar boas práticas para aplicar na rotina, como fazer pausas, não esquecer de beber água, levantar da cadeira e fazer alguns alongamentos, etc.

Uma boa ideia para começar é marcar horários para vocês praticarem alguma atividade descontraída juntos, um café compartilhado, yoga online, jogos tipo stop e gartic, as opções são infinitas e com um tempo acaba tornando-se parte da cultura da empresa.

 

3. Reduza a quantidade de reuniões

Provavelmente você já ouviu aquela famosa frase “sobrevivi a mais uma reunião que poderia ser um e-mail”. Não deixe que isso seja comum na sua equipe! 

Já foi comprovado que o excesso de videoconferências causa um impacto direto na saúde dos trabalhadores, o chamado “Zoom fatigue” ou, em português, fadiga do Zoom. Avalie bem se é realmente necessário tantas reuniões durante a semana. 

Há casos em que não tem outra alternativa. Então, para amenizar a exaustão dos colaboradores o ideal é colocar um intervalo de pelo menos 15 minutos entre uma reunião e outra. É o mínimo para a pessoa conseguir beber uma água, ir ao banheiro ou fazer um lanche. 

Outra alternativa é tirar a obrigação da câmera ligada em todas as reuniões. Também já foi comprovado que diminui o cansaço visual. Além disso, tira a obrigação da pessoa ter que se arrumar só para isso. Afinal, todo mundo tem dias ruins e em alguns momentos não quer aparecer.

 

4. Seja flexível com os horários

Para muitas pessoas o trabalho em casa tornou-se sinônimo de completa exaustão. Ficar em casa tem as suas desvantagens, principalmente para quem tem filhos. Nesse momento, é preciso ser compreensivo com os horários. 

A impressão que temos quando alguém está em home office é de que é tudo mais fácil, não precisa pegar condução, o almoço é em casa, termina o trabalho e já está dentro do próprio quarto etc. Mas a realidade mostra outro lado desse modelo de trabalho. 

Cachorros latindo na hora da reunião, conexão ruim da internet, filhos chorando e querendo atenção, o espaço de descanso vira o escritório… e por aí vai. 

A forma de amenizar isso é ser mais flexível com os horários dos seus colaboradores. Entender que nem sempre é possível começar e terminar o expediente naquele horário exato e que surgem vários imprevistos durante o dia. Foque na entrega de tarefas e não em cobrar horas trabalhadas.

 

5. Ajude com insumos

Muitas empresas já fizeram e/ou estão adotando a prática de ajudar com insumos para o trabalho em casa, como notebook e cadeira. Porém, nem todas possuem budget para isso. 

Uma dica é tentar fazer parcerias com outras empresas e conseguir descontos para os seus colaboradores. Você também pode ajudar com materiais mais simples, mas que fazem  diferença no dia a dia, como garrafinha de água, bloco de notas, mouse pad etc. 

O fato de você mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar do colaborador conta muito. Assim, ele se sente mais motivado e confia que está em um lugar que valoriza o seu trabalho. 

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a ser um melhor líder para o seu time. Não deixe de atentar-se à organização da sua equipe de trabalho, pois são as pessoas que movem uma empresa, e pessoas felizes trabalham felizes. Com um time unido e satisfeito, os bons resultados serão consequência!

Deixe um comentário