20abr

5 Passos Simples para Evitar a Falta de Engajamento em seus Eventos Online

Tem dias que parece uma missão impossível conseguir engajamento em eventos online, não é mesmo? Com certeza, você já se perguntou  o que fazer para evitar esse problema. 

Se em eventos presenciais já era difícil manter o público engajado, em eventos online essa dificuldade é ainda maior. Mas com a pandemia, não restou outra opção, e os eventos digitais vieram para ficar!

Vamos te ajudar nessa missão e apresentar 5 passos simples para evitar a falta de engajamento, e até conseguir resultados maiores do que em eventos presenciais. Afinal, você consegue reunir pessoas de qualquer lugar do mundo. Confira e aprenda! 

I. Segmentação da audiência

O primeiro passo para evitar falhas é segmentar a sua audiência. Você sabe quem é o público ideal de seu evento? Como atingi-lo? Você precisa ter as respostas dessas perguntas antes de começar. 

Entenda quem é a sua persona e quais os interesses dela, e se planeje com base nisso. Para apresentar um conteúdo engajador é importante definir quais são as dores que você pode atender durante o seu evento. 

Até para vender a ideia do evento é importante analisar quem você está convidando, pois isso garante que a comunicação seja centrada nas dores de quem tem realmente interesse. Assim, você otimiza o seu tempo e alcança melhores resultados.

II. Follow-up e jornada de ativação

Essas são as principais estratégias de um negócio, e pode ajudar a aumentar a fidelização dos participantes e o aumento do número de vendas. Isso porque é possível estreitar o relacionamento com seu público ao longo da jornada de ativação, enquanto também se destaca dos concorrentes. Depois que você já definiu a sua persona e quais são as suas principais dores, é o momento de começar a divulgação. Porém, isso tem que ser feito com antecedência! 

Prepare os conteúdos com calma para uma jornada de ativação efetiva. Você pode começar enviando um e-mail por semana e quando estiver mais perto da data, enviar todos os dias. Porém, é necessário que tenha conteúdos relevantes, para não acontecer o contrário e a pessoa “cansar” dos seus e-mails. 

Nessa jornada a intenção é que o seu público se sinta engajado para o dia do evento. Portanto, conte um pouco sobre o que vai apresentar, qual vai ser o estilo do evento, se terão convidados especiais ou uma mesa de discussão, etc. Só não revele tudo para não tirar a graça do evento, deixe aquele ar de curiosidade.

 

III. Uso de técnicas de interação

Para ter engajamento, nunca se deve esquecer de promover a interação! Com a pandemia, muitas pessoas desanimaram de eventos online – devido à quantidade excessiva que surgiu. Por isso, você precisa mantê-las motivadas durante a apresentação. 

Dependendo da quantidade de participantes, você pode pedir para que se apresentem. É importante incentivar que todos fiquem com a câmera aberta e tenham abertura para interagir uns com os outros. 

Não esqueça de compartilhar os materiais que vão ser utilizados por todos, facilitando a compreensão do conteúdo.  Aproveite as inúmeras ferramentas interativas que existem atualmente, como MURAL, Miro, Mentimeter, que todos podem incluir post-its, ou responder perguntas e montar uma nuvem de palavras em tempo real.

O importante é permitir que as  pessoas participem ativamente e se sintam à vontade para dar a  sua contribuição e opinião!

 

IV. Vender a proposta de valor do evento

Em que esse evento contribui com a sua persona? Qual o ganho que ela vai ter em participar dele? É isso que elas querem saber, e assim você vai chamar a atenção! 

Mais do que destacar todos os pontos interessantes do seu evento, é preciso deixar claro qual é o valor que ele agrega na vida de cada participante. É a proposta de valor que vai estabelecer o diferencial competitivo do seu negócio perante a concorrência. 

Mostre o diferencial e incentive o seu público a viver essa experiência única. Assim, vão perceber que aquilo que o seu evento oferece é ideal para suprir suas necessidades e dores.

 

V. Pensar no pós-evento

O evento não acaba depois do fim do dia. É extremamente importante acompanhar sua persona no pós. 

Envie materiais de apoio para auxiliar na compreensão do que foi apresentado no dia. Faça, também, pesquisas de satisfação, para receber feedbacks e entender o que pode ser aprimorado para os próximos. 

Essa é a melhor forma de conseguir que as pessoas se interessem em participar de outros eventos promovidos por você. Continue motivando sua audiência sempre, e assim conquiste um alto índice de engajamento em seus eventos! 

Gostou de aprender esses 5 passos simples? Tenho certeza que vai ajudar muito no engajamento dos seus eventos! 

Em nosso próximo artigo, vamos falar sobre os 6 problemas que geram a falta de envolvimento dos clientes em suas visitas online. Quer aprender também? Continue nos acompanhando. Até lá!

 

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