19maio

Telemedicina: o que é e como funciona?

Em nosso último artigo, falamos sobre como complementar as habilidades técnicas e se tornar o médico do futuro do jeito certo, e um dos tópicos citou a telemedicina

Com a forte presença do mundo digital em nosso dia a dia, com certeza você já ouviu falar sobre esse assunto. Mas você realmente sabe do que se trata? 

A área médica passou a disponibilizar serviços de saúde à distância, que se tornam cada vez mais indispensáveis na rotina de médicos, profissionais da saúde, clínicas e hospitais. O serviço de telemedicina traz inúmeros benefícios e conquista muitos espaços no mundo inteiro! 

Continue lendo e fique por dentro do assunto!

 

Afinal, o que é telemedicina?

A telemedicina é um recurso que disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde. Isso acontece por meio de tecnologias digitais que promovem a assistência médica online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. 

O propósito é aperfeiçoar o atendimento médico e a saúde do paciente, facilitando a troca de informações entre profissionais e a transferência de laudos, diagnósticos e exames à distância. O que aumenta a disponibilidade de diagnósticos e tratamentos aos pacientes. Já que eles recebem análises mesmo se não houver a presença física de um especialista no local.  

A telemedicina existe para  aprimorar a medicina tradicional, representando um avanço tecnológico na área médica. Ela já tem um enorme potencial de melhorar  o atendimento em saúde no mundo, colocando mais pessoas em contato com profissionais de forma digital e bem estruturada.

Como funciona?

Existem algumas modalidades dentro da telemedicina, as principais são: telelaudos e teleassistência.

  • Telelaudos

Nessa modalidade acontece a emissão de laudos à distância (produzido por um especialista que não está fisicamente no local do exame). Ou seja, é dispensado o contato entre o especialista e o paciente.

Essa tecnologia já faz parte da rotina de muitos médicos e atualmente evoluiu para o compartilhamento de dados e armazenamento em nuvem. Essa funcionalidade ocorre quase que em tempo real, resultando em laudos online disponíveis em poucos minutos, em um ambiente totalmente seguro e de fácil acesso.

  • Teleassistência

A teleassistência contribui para a assistência médica nas instituições de saúde, trazendo diversos serviços da rotina clínica para o ambiente digital. É um recurso utilizado em benefício do tratamento do paciente, como a triagem, a monitorização do paciente, orientação de saúde e consulta entre médicos. 

A comunicação é feita por uma plataforma digital e permite que profissionais que estão a quilômetros de distância possam trocar experiências e contribuir para um diagnóstico/tratamento mais preciso.

 

Estar por dentro das inovações do mercado é um diferencial para os profissionais. Se você está em busca do sucesso na medicina, é preciso estar atento às mudanças na área da saúde, conhecendo as vantagens e desvantagens de cada novo processo. 

Vamos apresentar mais conteúdos sobre temas inovadores para a profissão médica, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário