10jun

Conheça as skills e as profissões do trabalho do futuro

Nós falamos no último artigo sobre o trabalho do futuro, mas dessa vez vamos aprofundar nas skills e as profissões do futuro. 

Já existe um termo chamado “Superjobs”, que são cargos que agregam habilidades humanas às tecnologias de automação. Isso vai exigir dos profissionais mais habilidades técnicas e a capacidade de se adaptar a mudanças. 

As pesquisas indicam que é preciso ter flexibilidade e agilidade, isso serve tanto para os modelos de negócios quanto para as habilidades profissionais. Você está preparado? 

Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Mistura de hard e soft skills

Mesmo com o avanço da tecnologia e a automação dos processos, ter facilidade em se relacionar e trabalhar com pessoas continuará sendo importante. A questão é que habilidades que auxiliam no trabalho digital vão ser mais valorizadas, como autogestão e flexibilidade. 

O relatório Future of Jobs 2020 do Fórum Econômico Mundial (WEF), mapeia empregos e habilidades do futuro, que irão acompanhar o ritmo de todas essas mudanças.

O WEF calcula que a requalificação para as funções do futuro exigirá um investimento de tempo que pode variar de três semanas a cinco meses. Algumas capacidades serão consideradas essenciais, como desenvolvimento de software e marketing digital.

A Harvard Business Review publicou o artigo “Productivity is about your systems, not your people”, escrito por Daniel Markovitz, professor de Direito na Universidade de Yale. Esse texto expõe como as empresas estão sempre procurando maneiras de deixar seus colaboradores mais produtivos, mas a eficiência das equipes não é rápida como a dos softwares. 

Por isso, no futuro do trabalho, o ideal será buscar ferramentas capazes de tornar as rotinas dos profissionais mais ágeis e, assim, eles irão aproveitar a tecnologia e utilizá-la como aliada.

Profissões do futuro

Você já parou para pensar quais são as profissões que vão aumentar a demanda? Surgiram muitas previsões sobre trabalhos que vão ser extintos e os novos que vão surgir.

Mas o ponto principal diante dessas transformações é que mudamos de gerações, cada uma delas apresenta novas características e perspectivas diferentes sobre o futuro. Por exemplo, a Geração X (nascidos entre 1960 e 1980) se preocupava com a estabilidade, já os Millennials (nascidos entre 1980 e 1994)  buscavam por experiência. 

A Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) veio na era digital, tornando- se pessoas mais dinâmicas, agitadas e curiosas. Não é por acaso que grande parte dos profissionais do mercado de trabalho tecnológico são dessa geração. 

O mercado de trabalho passa por mudanças sempre que a ciência inova. As novidades tecnológicas afetam todas as áreas e novas demandas surgem no mundo.  No último ano, as empresas de inovação cresceram aceleradamente, já que elas são responsáveis por ajudar outras empresas a se adequarem ao novo estilo de vida exigido pelas transformações. 

Separamos algumas profissões que devem ser mais requisitadas nos próximos anos:

 

Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente

UX (User Experience) ou CS (Customer Success), essas duas funções têm como foco o usuário! Eles prezam pela experiência positiva do cliente/usuário, que deve ser levado em consideração durante qualquer estratégia. 

 

Professor de ensino à distância

O ensino EAD é uma tendência que veio para ficar, e os professores que souberem ministrar aulas online vão se destacar. Já que o modelo de sala de aula virtual possibilita maior alcance de alunos e as plataformas de cursos online crescem cada vez mais.

 

Social Media

Esta é uma profissão que está com grande demanda no mercado. São os profissionais que planejam, criam e analisam postagens de perfis nas redes sociais. Empresas de todos os segmentos vão precisar contar com alguém neste cargo.

 

Profissionais de saúde mental

A correria do dia a dia e a pressão no trabalho fez com que a demanda por esses profissionais aumentassem. O cuidado personalizado que os terapeutas e/ou psiquiatras oferecem, não pode ser substituído por máquinas. A diferença é que aumentou a tendência dos atendimentos online.

 

Gestor de inovação

Já existem diversas empresas que incluíram esse cargo. O Gestor de Inovação é o responsável por repensar as estratégias com o intuito de melhorar seu modelo de negócio. É um ótimo caminho para se destacar no mercado, já que o papel do profissional é criar coisas novas para sempre estar à frente.

 

Coaching

O coaching já é uma profissão conhecida popularmente, é o profissional que ajuda outras pessoas a evoluírem em diversas áreas de suas vidas.  Existem cursos específicos para ensinar quem deseja seguir essa carreira, apresentando técnicas e ferramentas para ajudar futuros clientes.

Estar por dentro das novidades e do que pode acontecer no futuro é um diferencial enorme para você e para o seu negócio. Mantenha o seu lado curioso ativado e busque sempre por novas informações, pesquisas e estudos. 

Nós sempre trazemos um conteúdo de valor para te auxiliar nessa jornada. Continue nos acompanhando!  

Deixe um comentário