11maio

Tudo o que você precisa saber sobre soft skills na medicina

Você sabe o que são soft skills? Elas estão em alta no mercado e são cada vez mais requisitadas em diferentes profissões ou setores, inclusive na medicina. Comunicação, liderança, gestão do tempo e criatividade são alguns exemplos. 

Diferente das hard skills, que são competências técnicas identificadas em seu currículo, as soft skills são competências comportamentais, relacionadas à inteligência emocional. 

As soft skills estão ganhando mais força e a inteligência emocional já é reconhecida como a habilidade do século XXI. As organizações estão valorizando essas competências e desenvolvê-las te ajudarão a ter um desempenho excepcional. 

Continue lendo que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre soft skills na medicina!

Comunicação 

Todo médico precisa ter essa soft skill como uma das suas prioridades. É uma grande habilidade a ser desenvolvida, e está ligada a falar com transparência, clareza e objetividade. 

Ainda existe muita dificuldade de comunicação na relação médico-paciente, e também entre o médico e a equipe. Ter a capacidade de transmitir e receber diferentes informações para indivíduos distintos é fundamental para um atendimento eficiente.

O ideal é buscar aprimorar essa habilidade sempre, não só para evitar erros, mas também para conquistar resultados cada vez mais positivos. Você pode melhorar a comunicação treinando sempre que possível, apresentando trabalhos ou ministrando cursos e eventos.

 

Liderança de pessoas

Saber liderar é essencial em todos os aspectos, não importa a sua hierarquia. O importante é saber tomar decisões, se posicionar e organizar equipes quando for necessário. 

Em diversas situações a decisão final pode ser sua. Na medicina, isso é ainda mais difícil, pois essas decisões envolvem diretamente a vida das pessoas. Liderar situações e equipes é uma tarefa recorrente na rotina do médico e essencial na construção de um bom profissional. 

Esteja atento às necessidades dos outros, seja empático e saiba expor suas opiniões, tudo isso faz a diferença na sua carreira médica e reflete positivamente no cuidado com os pacientes.

 

Gestão de tempo

Quando falamos sobre tempo + medicina a cabeça já fica confusa. Isso porque, desde a faculdade, uma das maiores queixas dos médicos é sobre organizar melhor o seu tempo. 

É uma rotina muito corrida e, na maioria das vezes, imprevisível. Por isso, aprender a gerir o seu tempo vai aumentar o seu rendimento e te deixar mais produtivo. Já chegou ao final de um dia cheio de atividades e teve a impressão de que não fez nada que tinha que ter feito? 

A gestão de tempo existe para solucionar esse problema, assim você vai planejar, organizar e priorizar corretamente cada atividade e essas são as chaves para melhorar sua gestão de tempo. Se esforce para delegar funções e definir a escala de importância de cada atividade!

Rapport

Rapport é uma derivação de rapporter que significa algo como “trazer de volta”. Se trata de criar conexão entre você e o outro, despertando uma sensação de confiança e empatia. 

Para desenvolver o rapport, você precisa aprimorar 5 pontos: contato visual, postura corporal apropriada, expressão facial, gestos, e altura, tonalidade e ritmo da voz. É fundamental que você consiga captar a hora certa de falar (ouvir e ser ouvido), e os momentos em que é melhor ficar em silêncio e dar tempo para a reflexão. 

Com essa habilidade, você constrói empatia com os pacientes de forma mais rápida e efetiva, aumentando o engajamento e até garantindo que voltem a se consultar com você

Inteligência Emocional

A inteligência emocional é uma habilidade bastante requisitada atualmente. A profissão médica exige grandes responsabilidades e saber lidar com essas situações, é fundamental para ser um profissional equilibrado.

Ter essa soft skill significa que você entende os seus limites, é flexível e atento, consegue se adaptar e até trabalhar sob pressão. É preciso praticar todos esses pontos para trabalhar sua inteligência emocional como um todo. 

Uma dica é: ao final do dia, reflita sobre tudo o que aconteceu e avalie as suas reações e atitudes. Observe esse processo todos os dias para entender se você está melhorando! 

Quais habilidades você já é bom e em quais precisa melhorar? As soft skills também precisam ser treinadas e aprimoradas. Inclua na sua lista de estudos, aprofundar sobre cada habilidade que citamos aqui, com certeza vai ajudar muito no avanço da sua carreira. 

Quer aprender mais? Leia nosso artigo sobre os desafios e as oportunidades da profissão médica. 

Deixe um comentário