A medicina humanizada é um conceito que precisa ser aplicado no dia a dia da área médica. Com o tempo e a evolução tecnológica, as relações humanas estão cada vez mais distantes e impessoais. Por isso, surgiu a demanda de humanizar a medicina, colocando o paciente no centro de toda a experiência do atendimento e realizando uma consulta “olho no olho”.
Essa prática gera muitos resultados positivos, melhorando a efetividade do tratamento e a adesão ao plano terapêutico. Além disso,com essa transformação é possível estabelecer uma relação de confiança, e ainda conquistar mais credibilidade e sucesso na carreira profissional.
Neste artigo, iremos falar sobre a importância do atendimento humanizado. Quer aprender o que é ser um médico que olha nos olhos? Continue lendo!
O que é atendimento humanizado?
O conceito da medicina humanizada se trata de enxergar o ser humano por trás da doença ou problema de saúde, ou seja, entender que um paciente não é só um paciente. Assim, a humanização do atendimento valoriza as relações humanas, o contato médico-paciente, o olho no olho e o diálogo aberto e mais próximo.
Mais do que ouvir, é preciso dar realmente mais tempo e atenção durante todo processo de atendimento, o que significa fazer uma consulta centrada no paciente. Mas é importante que essa prática ultrapasse os consultórios e aconteça também na recepção, no encaminhamento, nos exames, no pós-tratamento, etc.
A responsabilidade não é só do médico, faz parte da humanização, também, criar um ambiente mais acolhedor para o paciente. Então, é preciso priorizar um atendimento ágil e eficaz, garantir um acompanhamento instrutivo e dar apoio desde os encaminhamentos até a resolução do caso.
Quais são os benefícios da humanização do atendimento?
Quando esse conceito é aplicado, não beneficia apenas o paciente, todas as partes envolvidas são influenciadas positivamente. O atendimento humanizado também pode servir de direcionamento estratégico, se destacando pelos serviços e estabelecendo um bom posicionamento de mercado.
Além disso, os resultados nos tratamentos ficam cada vez melhores, pois quando o paciente percebe a valorização das suas preocupações e suas particularidades, ele se esforça ainda mais no seu tratamento. E esse aumento do engajamento é extremamente importante, afinal, quando há uma relação entre as partes, a comunicação flui e as informações também.
Os benefícios não param por aí, aplicar o atendimento humanizado só vai trazer uma crescente de vantagens para todos, como favorecer a memória afetiva do paciente (facilidade do médico ser lembrado por ele), ganhar confiança de quem é atendido, e principalmente, o aumento da eficácia no cuidado ao paciente.
Nosso CEO e Fundador, Ariovaldo Jr, participou do PEDTalks para falar sobre “Médicos que Olham nos Olhos”. A iniciativa fez parte do 1º Congresso Mineiro Online de Pediatria, que contou com vários nomes de destaque para falar sobre assuntos que vão além da medicina. O evento foi um momento histórico, que promoveu transformação na vida dos médicos com arte, cultura e educação.
Agora que você já entendeu o conceito e qual a importância de atender os seus pacientes de forma mais humana é só começar a aplicar na prática!
Deixe um comentário