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Médicos que olham nos olhos: a importância do atendimento humanizado

A medicina humanizada é um conceito que precisa ser aplicado no dia a dia da área médica. Com o tempo e a evolução tecnológica, as relações humanas estão cada vez mais distantes e impessoais. Por isso, surgiu a demanda de humanizar a medicina, colocando o paciente no centro de toda a experiência do atendimento e realizando uma consulta “olho no olho”

Essa prática gera muitos resultados positivos, melhorando a efetividade do tratamento e a adesão ao plano terapêutico. Além disso,com essa transformação é possível estabelecer uma relação de confiança, e ainda conquistar mais credibilidade e sucesso na carreira profissional. 

Neste artigo, iremos falar sobre a importância do atendimento humanizado. Quer aprender o que é ser um médico que olha nos olhos? Continue lendo!

O que é atendimento humanizado?

O conceito da medicina humanizada se trata de enxergar o ser humano por trás da doença ou problema de saúde, ou seja, entender que um paciente não é só um paciente. Assim, a humanização do atendimento valoriza as relações humanas, o contato médico-paciente, o olho no olho e o diálogo aberto e mais próximo. 

Mais do que ouvir, é preciso dar realmente mais tempo e atenção durante todo processo de atendimento, o que significa fazer uma consulta centrada no paciente. Mas é importante que essa prática ultrapasse os consultórios e aconteça também na recepção, no encaminhamento, nos exames, no pós-tratamento, etc. 

A responsabilidade não é só do médico, faz parte da humanização, também, criar um ambiente mais acolhedor para o paciente.  Então, é preciso priorizar um atendimento ágil e eficaz, garantir um acompanhamento instrutivo e dar apoio desde os encaminhamentos até a resolução do caso.

 

Quais são os benefícios da humanização do atendimento?

Quando esse conceito é aplicado, não beneficia apenas o paciente, todas as partes envolvidas são influenciadas positivamente. O atendimento humanizado também pode servir de direcionamento estratégico, se destacando pelos serviços e estabelecendo um bom posicionamento de mercado. 

Além disso, os resultados nos tratamentos ficam cada vez melhores, pois quando o paciente percebe a valorização das suas preocupações e suas particularidades, ele se esforça ainda mais no seu tratamento. E esse aumento do engajamento é extremamente importante, afinal, quando há uma relação entre as partes, a comunicação flui e as informações também.

Os benefícios não param por aí, aplicar o atendimento humanizado só vai trazer uma crescente de vantagens para todos, como favorecer a memória afetiva do paciente (facilidade do médico ser lembrado por ele), ganhar confiança de quem é atendido, e principalmente, o aumento da eficácia no cuidado ao paciente.

Nosso CEO e Fundador, Ariovaldo Jr, participou do PEDTalks para falar sobre “Médicos que Olham nos Olhos”A iniciativa fez parte do 1º Congresso Mineiro Online de Pediatria, que contou com vários nomes de destaque para falar sobre assuntos que vão além da medicina. O evento foi um momento histórico, que promoveu transformação na vida dos médicos com arte, cultura e educação.

Agora que você já entendeu o conceito e qual a importância de atender os seus pacientes de forma mais humana é só começar a aplicar na prática!

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