17jun

Rotina do sono na pandemia: como melhorar?

Com a pandemia, muitas pessoas trocaram a cama pelo computador e começaram a se deitar mais tarde. Além disso, estão demorando mais para conseguir dormir e acordam diversas vezes durante a noite. 

As pessoas estão mais ansiosas, preocupadas e irritadas. O isolamento, a desorganização da rotina e a sobrecarga de tarefas também contribuem para a insônia. A falta de qualidade do sono é algo que deve ser levado a sério, pois pode causar diversos problemas na saúde. 

A ciência tem mostrado que o sono é muito mais do que um momento de descanso. Ele é fundamental para a fixação da memória, a eliminação de toxinas acumuladas no cérebro durante o dia e o processamento das informações.

Por isso, selecionamos ótimas dicas para você melhorar sua rotina de sono!

Faça alguma atividade física

Você já deve ter escutado sobre como a prática de exercícios auxilia para uma melhor noite de sono. Mas você sabe o porquê? Ela estimula o corpo a produzir endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e melhora o sistema cardiorrespiratório.

Porém, os exercícios de alta intensidade devem ser praticados na parte da manhã ou da tarde. Antes de dormir você pode fazer um alongamento leve para relaxar o corpo, que ajuda também se você trabalha sentado. 

Além de aplicativos para treinar em casa, existem vários vídeos no Youtube que ensinam as melhores práticas. Por isso, não tem desculpas!

 

Evite pensamentos negativos

Com tudo que está acontecendo no mundo, é normal que todos tenhamos ficado mais preocupados e estressados. Mas tome muito cuidado para isso não te consumir, esses pensamentos geram ansiedade e afetam o seu sono. 

Quando colocar a cabeça no travesseiro troque os pensamentos negativos por agradecimentos das coisas boas que aconteceram no seu dia. Isso ajuda o corpo a relaxar e o sono vem mais fácil. Uma ótima dica é anotar alguma preocupação em uma agenda, assim, você evita de ficar pensando no problema na hora de dormir

Outra dica é limitar a quantidade de notícias consumidas. Se manter informado é importante, mas você pode consumir aos poucos, para não causar ansiedade e mal-estar durante o seu dia.

 

Utilize os aplicativos a seu favor

Com o avanço da tecnologia, também surgiram diversos aplicativos que podem nos auxiliar para uma boa noite de sono.

  • Sleep Cycle

O Sleep Cycle te ajuda a se sentir descansado ao acordar. O app analisa seus padrões de sono durante a noite e, a partir disso, faz com que você desperte em um momento de sono leve. Assim, você sente como se tivesse acordado naturalmente, sem um alarme. Além disso, ele colhe informações que ajudam a identificar problemas no seu sono.

  • Relax Melodies

Este aplicativo mistura elementos musicais com sons de relaxamento da natureza. Há uma grande variedade de sons e você pode criar sua própria seleção com os que mais agradam. Além disso, tem opções para tocar as melodias ou sons por tempos pré-definidos e por cada categoria, como sono profundo, meditação etc. É uma ótima opção para quem tem dificuldades na hora de pegar o sono.

  • Breathe Well

O app utiliza música e recursos visuais e dispõe de ótimos exercícios de respiração. Assim, você libera as tensões acumuladas durante o dia e torna-se mais fácil relaxar para dormir bem.

Evite telas antes de dormir

O periódico Physiological Reports realizou um estudo que descobriu que as pessoas que usam telas antes de dormir sentem mais dificuldade em pegar no sono.  As luzes e as telas de tablet, computadores e celulares atrapalham a liberação de melatonina, hormônio que induz ao sono.

Por isso, crie uma rotina que te prepare para o sono. Escute uma música suave e calma, leia um livro, faça uma meditação, tome uma bebida quente, como um chá relaxante de camomila… O importante é ir acalmando seu corpo para a hora de dormir.

Não ter uma boa noite de sono afeta diretamente na sua produtividade, concentração, irritabilidade e cansaço. Por isso, atente-se a sua rotina de sono e procure alternativas para melhorar! Seguindo essas dicas você já vai conseguir bons resultados. 

Quer mais dicas para o seu bem-estar? Nós já falamos sobre como melhorar a sua rotina no trabalho. Confira! 

Deixe um comentário