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Métricas de avaliação de um treinamento: os quatro níveis de Kirkpatrick

O modelo de avaliação Kirkpatrick foi criado pelo professor Donald Kirkpatrick para medir o impacto de programas tradicionais de treinamento. Seu método consiste em quatro níveis:

  • Resposta;
  • Aprendizado;
  • Desempenho e
  • Resultados. 

É fundamental que você saiba como medir e analisar o retorno do investimento do seu treinamento, pois é por meio dessa informação que se identifica se os resultados esperados foram ou não alcançados.

Por isso, esse modelo de avaliação pode ser muito útil para os objetivos do seu negócio. Neste artigo, vamos  explicar um pouco mais sobre o tema e as estratégias de cada nível. Confira!

 

O modelo de avaliação Kirkpatrick

Esse método surgiu para tornar tudo mais prático na hora de avaliar o impacto de ações de treinamento e desenvolvimento de uma organização. 

É importante destacar que todos os níveis são importantes e um não pode existir sem o outro. Conforme você avança, o processo se torna mais complicado e durável, mas oferece dados antes imensuráveis.

A ideia é que um profissional satisfeito com o treinamento (reação) tira melhor proveito do conteúdo apresentado (aprendizagem) e, como consequência, aplica e compartilha o que aprendeu na sua rotina de trabalho (comportamento). Isso produz um efeito positivo, transformando-se  em benefícios para a empresa (resultado).

Reação

Este primeiro nível avalia como os alunos reagem ao treinamento, medindo as reações adversas ou favoráveis.  É o grau em que os participantes consideram se o evento é envolvente e relevante para seu trabalho.

Você pode incluir perguntas sobre as habilidades do treinador para realizar o processo, a funcionalidade das ferramentas de suporte, se gostaram do treinamento, etc. Motive os participantes a darem suas opiniões! Dessa forma, é possível fazer correções para futuras melhorias.

As respostas dos participantes devem guiar você, considerando a satisfação, a relevância e o engajamento através de dados qualitativos e quantitativos. Ou seja, é preciso mensurar mais do que as características do treinamento em si, mas tudo envolvido no processo.

Aprendizagem

É o nível em que é avaliado se os participantes adquiriram os conhecimentos pretendidos com base em sua participação no treinamento. 

A aprendizagem pode ocorrer de forma individual ou colaborativa. Você deve estipular uma curva de aprendizado esperado em determinado tempo de treinamento e traçar metas de desempenho, para uma comparação do que melhorou entre o antes e o depois. Ou seja, você vai medir o impacto do treinamento.

Não é um nível fácil, pois é o momento em que você deve trabalhar 100% com a coleta de dados e fugir da subjetividade. Por isso, aposte em recursos que forneçam dados reais. Uma dica é iniciar a avaliação no decorrer do treinamento (ao invés de deixar tudo para o final), com a entrega de testes. Depois você constata se o que foi apresentado de fato obteve efeitos, o que pode ser através de entrevistas ou observação.

Comportamento

Neste nível, é avaliado como os participantes aplicaram o que aprenderam durante o treinamento no dia a dia de trabalho. É o momento de analisar se ocorreu uma mudança de comportamento pós-treinamento, em termos de atividade e desempenho.

Como é feita essa avaliação? O mais recomendado é que ela seja feita por meio de uma entrevista. Assim, você descobre se os participantes colocaram em prática o conhecimento que adquiriram e, por outro lado, será reconhecido se não houver mudança.

Para a mensuração, além de colher feedbacks, pode ser feita a comparação de dados estatísticos, avaliando fatores antes, durante e pós-treinamento, como: ganho de tempo na execução de tarefas ou procedimentos organizacionais, redução de acidentes em setores específicos ou redução da rotatividade de pessoal.

Resultados

Por fim, chega o momento de avaliar se os resultados desejados ocorreram com treinamento, como o aumento da produtividade, redução da quantidade de reclamações, etc. O foco é apontar os ganhos obtidos com o treinamento! 

Os resultados esperados precisam ser claros. Por isso, identifique os principais indicadores durante o processo para alcançar os objetivos de longo prazo. Você pode utilizar ferramentas  LMS (Learning Management System) para comparar dados estatísticos. Assim, saberá o que vale a pena continuar ou não. 

O modelo de avaliação de Kirkpatrick gera inúmeros benefícios e não é complexo de aplicar, mas é preciso ter bastante foco, disciplina e paciência. Se você deseja que o seu treinamento tenha uma avaliação de qualidade, pode investir neste método sem medo!

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