21jun

3 modelos alternativos para o seu programa de Educação Médica Continuada

A Educação Médica Continuada (EMC) tem se tornado cada vez mais familiar aos profissionais da área da saúde. 

É um importante meio de educação para o profissional do século 21, principalmente para os médicos, já que o volume de informações científicas cresce surpreendentemente. 

A EMC ajuda a manter, desenvolver e/ou melhorar o conhecimento, habilidades, além de relacionamento e desempenho profissional, tão importantes na carreira médica.

E para te ajudar a conduzir essas iniciativas de forma inovadora – principalmente considerando o digital – apresentamos alguns modelos alternativos para o seu programa de educação médica continuada. Veja mais!

1. Plataformas de educação à distância

As atividades de EMC podem ter inúmeros formatos, desde a participação em eventos científicos, discussões de casos clínicos, estudo de artigos, vídeos ou tutoriais, entre outros. Já existem diversas plataformas para conduzir o seu programa, com ferramentas de alta qualidade e pessoas capacitadas para auxiliar no que for preciso. 

Segundo Mario Barosevcic, o boom da tecnologia educacional na última década não conseguiu afetar seriamente o progresso real do ensino e da aprendizagem. 

No artigo: “Technology enabled teaching & learning in higher education, pt.2 : A guide on how to build a unicorn” ele descreve as três áreas onde a inovação está em alta. Ele destaca oportunidades e táticas para os fundadores aproveitarem a construção da próxima geração de unicórnios digitais de ensino e aprendizagem.

2. Ferramentas de simulação realística

Você já ouviu falar em simulação realística? A Paciente 360º é um modelo revolucionário de educação médica continuada e a única plataforma humanizada de simulação de casos clínicos. 

A tecnologia é totalmente brasileira e permite a simulação e a interação do profissional com a jornada do paciente, do diagnóstico ao tratamento. Ou seja, em toda trajetória ao longo da doença. 

Os pacientes são interpretados por atores que reproduzem diferentes históricos de doenças nas mais diversas especialidades, o que garante uma experiência humanizada ao longo de todo o treinamento. Assim, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação e empatia ao mesmo tempo em que recebem capacitação dos protocolos médico-científicos.

3. Metodologias Ativas 

Aqui na Synapse, nós criamos Metodologias Ativas próprias de ensino-aprendizagem, evoluindo para um modelo de consultoria focada em Educação Técnica Continuada. 

Utilizamos, em nossos projetos e iniciativas, princípios de Persuasão, Neuromarketing e Programação Neurolinguística na promoção da mudança de comportamento e aceleração do processo de adoção de inovações. 

Com a pandemia, nos adaptamos e apostamos em nossas metodologias ativas para manter os resultados em todos os projetos e iniciativas, também no meio digital. 

Implementando nossas metodologias em eventos e treinamentos virtuais, formamos times de Speakers engajados e treinados em métodos estruturados e inovadores. Além disso, auxiliamos equipes internas, sejam de gestão ou de vendas, na adaptação ao digital para uma comunicação mais efetiva. 

Tudo isso, se complementa com um time experiente e um processo consolidado de engajamento digital e acompanhamento de eventos, que garante a excelência de ponta a ponta na entrega.

É preciso investir em novas abordagens de capacitação para aproximar o médico do conhecimento! O próximo passo é colocar o que você aprendeu em prática e conduzir excelentes treinamentos digitais. 

Se você quer criar um treinamento online e conhecer melhor nossos métodos, entre em contato. Estamos prontos para te atender! 

 

Deixe um comentário